Graxa Suspensys

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Graxa Suspensys

Graxa Suspensys
Imagem ilustrativa.
A Valin como distribuidor autorizado Suspensys, disponibiliza graxa EPP.

A Suspensys recomenda o uso de graxa especial para lubrificação de todos os pontos dos implementos, do tipo “Múltiplas Aplicações”. O fornecimento é feito em bisnagas, com a quantidade exata para aplicação no cubo de roda. O uso da graxa recomendada evita prejuízos na eficiência da lubrificação do conjunto, além de evitar a contaminação com agentes externos.

Características: À base de sabão de lítio, a graxa possui característica de extrema pressão (EP). O ponto de gota, ou seja, quando ganha aparência líquida, é de aproximadamente 198ºC.

Aplicação: 1,50 kg de graxa por cubo de roda e nos demais pontos a quantidade suficiente para manter os componentes devidamente lubrificados durante os prazos estipulados. Obs: O excesso de graxa causará superaquecimento durante o trabalho, com aumento de pressão interna, o que pode ocasionar problemas do rodado.

Vantagens: Testada e aprovada em laboratório e campo, a graxa contribui para melhor desempenho do rolamento.

A troca da graxa dos rolamentos deve ser feita nas seguintes situações:

• a cada troca de lonas de freios;
• ou a cada 40.000 km;
• ou a cada abertura dos cubos de roda (também se recomenda a substituição da arruela dentada e do retentor).

Passo a passo:

1 – Antes da montagem do cubo na ponteira do eixo, limpar todas as peças.

2 – Aplicar uma camada de graxa junto à ponteira do eixo.

3 – A graxa deverá ser armazenada junto à caixa de graxa, localizada no interior do cubo. A quantidade aproximado de 1,2 kg.

4 – Colocar uma película de graxa na capa e junto aos roletes do rolamento, na parte externa do mesmo. Girar o rolamento para possibilitar uma película homogênea entre as partes.

5 – Montar o cubo de eixo.

6 – Com os rolamentos montados no cubo, colocar a arruela lisa, arruela dentada e porca dentada.

7 – Dar aperto no cubo, utilizando a chave código 2180.03235.

8 – Apertar a porca dentada até a eliminação total da folga dos rolamentos.

9 – Retornar a porca dentada aproximadamente 30º. Neste caso, tomar um dente da porca dentada como referência e retornar este até a posição do dente anterior. Para certificar-se da correta folga dos rolamentos, utilizar um relógio comparador, se certificando que a folga axial fique entre 0,025 e 0,254 mm.

10 – Dobrar dois ou três dentes da arruela dentada como trava.

11 – Colocar uma camada de graxa entre a porca dentada e o rolamento externo.

12 – Colocar graxa na ponteira do eixo, aproximadamente 0,100 kg.

13 – Colocar a tampa do cubo no local e apertar os parafusos, com torque 1,5 a 3 Kgf.m.

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